quarta-feira, 29 de maio de 2013

Arranque direto motor trifasico - circuito de potência e comando

No esquema seguinte mostro uma ligação direta de um motor trifásico através de contactor.
Este circuito de comando usa L1 e L2 mas podemos usar um circuito a 24V AC ou DC, para isso usamos transformador ou fonte de alimentação para alimentar o circuito de comando.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Recuperar Golden media Spark reloaded 990

Após varios aparelhos iguais terem tido o problema de ficarem em boot deixo aqui uma imagem de resgate !!!
Instruções:
- Formatar pen em FAT32
- Criar uma pasta na raiz da pen com o nome "spark"
- Descompactar e copiar estes ficheiros para a pasta Imagem SOS spark reloaded 990
- Com o recetor desligado e a pen no usb traseiro, manter pressionado o botão OK e ligar o mesmo
- Vai aparecer no ecrã "forc" soltar ok pressionar seta para cima, vai aparecer "spark" e depois pressionar seta para a direita.
Demora +- 3 minutos

terça-feira, 21 de maio de 2013

Arrancador estrela triangulo em motores trifasicos

A ligação das três fases nos motores trifasicos podem ser ligados em estrela ou triangulo; triangulo tem potencia, estrela menos força e menos consumo.
A potência numa ligação em triangulo é 3 vezes superior a uma ligação em estrela, mas no momento do arranque um motor ligado em triangulo pode fazer um pico de consumo de corrente que dispararia qualquer instalação e pode nem ser suportado pela instalação. Por isso podemos fazer um circuito em que o motor arranca em estrela e passado um tempo por nós determinado passa a triangulo. Neste esquema este tempo é dado pelo temporizador em KM2.
  Este será o nosso circuito de potência, ou seja as ligações das três fases ao motor. O nosso circuito de comando ao ser acionado vai de uma forma automatica através dos contactores KM1 KM2 e KM3 fazer uma ligação inicial em estrela e passado um tempo determinado no contactor KM2 mudar para uma ligação em triangulo para ter uma maior potência. O contactor KM2 vai estar sempre ligado e KM1 e KM3 é que vão estar ligados alternadamente e nunca os dois ao mesmo tempo.

domingo, 19 de maio de 2013

Esquema de funcionamento de mesa de transporte e retorno automatico



Neste esquema de tensão continua (DC) temos um circuito que faz movimentar um motor (AZUL) ao pressionar o botão (no) na direção do sensor vermelho, ao detetar essa posição inverte a polaridade da alimentação do motor e este inverte a marcha para o lado do sensor amarelo, ao acionar o sensor amarelo para e temos de pressionar outra vez o botão (no) para reativar o circuito. Os sensores podem estar no dispositivo e acionam ao embater em algum obstaculo ou podem estar como obstaculo e serem acionados pelo embate do dispositivo.
Podem ver um exemplo em http://youtu.be/8rkMYGUSgsc