terça-feira, 3 de abril de 2012

Bomba com balão

Neste post vou explicar o funcionamento de um sistema de bomba com balão para tirar agua de um furo ou poço.
Antes de mais é preciso ter em atenção as dimensões e potencias que precisamos pois a bomba tem de ter a potencia em função da profundidade a que trabalha e a pressão que se pretende.
Num esquema simples podemos colocar a bomba no furo e ligar a bomba a um interruptor, assim quando ligarmos o interruptor a bomba trabalha e temos agua, mas quando se quer um sistema automatico isto não é solução.
Uma solução é usarmos um presostato e uma balão para armazenar agua e não dar uso constante a bomba. O presostato é um dispositivo que funciona como um interruptor mas é ligado e desligado através da pressão da agua. Em estado normal o termostato esta fechado logo passa corrente e temos a bomba a funcionar, assim que é atingida a pressão regulada no presostato o mesmo abre e corta a passagem de corrente e a bomba para.
Para o sistema funcionar bem não pode haver fugas de agua, pois qualquer fuga faz a pressão baixar e o presostato fecha o circuito e acciona a bomba.
Assim quando abrimos a torneira tiramos pressão ao circuito e atingindo a pressão de arranque o presostato acciona a bomba. Para que não forcemos tanto a bomba usamos um cilindro balão para acumular a agua, assim a pressão não se perde logo que se abre a torneira, assim sendo ainda temos uns litros de agua (20l, 100l, 200l etc. conforme a capacidade) antes da bomba trabalhar.
 Existem cilindros que têm local para ligar o presostato no topo do mesmo, podemos optar por colocar o presostato na entrada do cilindro ou por cima.
Convem tambem colocar uma valvula de retenção após a bomba para não haver retorno da agua quando a bomba desliga.