terça-feira, 3 de abril de 2012

Bomba com balão

Neste post vou explicar o funcionamento de um sistema de bomba com balão para tirar agua de um furo ou poço.
Antes de mais é preciso ter em atenção as dimensões e potencias que precisamos pois a bomba tem de ter a potencia em função da profundidade a que trabalha e a pressão que se pretende.
Num esquema simples podemos colocar a bomba no furo e ligar a bomba a um interruptor, assim quando ligarmos o interruptor a bomba trabalha e temos agua, mas quando se quer um sistema automatico isto não é solução.
Uma solução é usarmos um presostato e uma balão para armazenar agua e não dar uso constante a bomba. O presostato é um dispositivo que funciona como um interruptor mas é ligado e desligado através da pressão da agua. Em estado normal o termostato esta fechado logo passa corrente e temos a bomba a funcionar, assim que é atingida a pressão regulada no presostato o mesmo abre e corta a passagem de corrente e a bomba para.
Para o sistema funcionar bem não pode haver fugas de agua, pois qualquer fuga faz a pressão baixar e o presostato fecha o circuito e acciona a bomba.
Assim quando abrimos a torneira tiramos pressão ao circuito e atingindo a pressão de arranque o presostato acciona a bomba. Para que não forcemos tanto a bomba usamos um cilindro balão para acumular a agua, assim a pressão não se perde logo que se abre a torneira, assim sendo ainda temos uns litros de agua (20l, 100l, 200l etc. conforme a capacidade) antes da bomba trabalhar.
 Existem cilindros que têm local para ligar o presostato no topo do mesmo, podemos optar por colocar o presostato na entrada do cilindro ou por cima.
Convem tambem colocar uma valvula de retenção após a bomba para não haver retorno da agua quando a bomba desliga.

1 comentário:

  1. Sr. Paulo. Agradeço que me esclareça o seguinte: Acabei de comprar uma bomba para colocar no fundo do poço, debaixo de água; o poço tem 12 m de altura e a bomba tem de me levar a água a casa, a 150 m de distância, com um desnível de uns 7 m e ainda levar a água ao primeiro andar para ligar esquentadores.--- Tinha uma bomba que me avariou um destes dias, que estava no cimo do poço, que me puxava a água do fundo do poço ( a 12 m), através de dois canos ligados à turbina e ao chupador. Esta bomba tinha uma potência de 1,5 HP e com força para levar a água a uns 70 m de altura. Trabalhava com um balão de 24 litros e o pressostato estava regulado a 3,5 kg..
    O electrobomba que acabei de comprar para instalar, marca EFAFLU, modelo MSI MB20/8 tem as seguintes referências : - Q min/max 1/4.5 m3/h ----H max/min 81/37 m----P 1.1 KW / 1.5 HP---------n 2900 r/min . ---O vendedor disse-me que tinha a potência de sobra para levar a água a casa, espero bem que sim.--
    A pergunta que faço é também a seguinte:-- Posso substituir o balão de 24 litros, por um de 100 ou 200 litros e coloca-lo no mesmo local onde tenho o de 24 litros, junto ao poço?
    Obrigado pela ajuda e atenção que me dispense.
    Obrigado.
    Cadima

    ResponderEliminar