Vamos ver uma breve explicação sobre as lâmpadas actualmente usadas em nossas casas.
A velhinha lâmpada incandescente, muito usada e que iluminou muitas casas, esta a desaparecer, até porque de acordo com as normas europeias até 2012 só as de 15W serão permitidas. Mas também apesar de serem mais baratas Gastão muito mais energia eléctrica e duram muito pouco comparado com as novas tecnologias, tirando a possibilidade de darmos uma abanadela mais forte e partimos o filamento e assim nem chegamos a utiliza-la. Um dado curioso é que só converte em luz 5% da energia utilizada, grande parte vai ser desperdiçada com o calor gerado.
A lâmpada fluorescente compacta (CF) que entro nas nossas casas como lâmpada economizadora veio trazer um consumo muito mais baixo que as antigas incandescentes, apesar de serem mais caras acabam por ser mais rentáveis pois duram mais e economizam energia. Têm um circuito electrónico no seu interior que encarece o produto final e tal como as lâmpadas fluorescentes normais não têm a luz instantaneamente, mas demora umas fracções de segundo a arrancar e depois demora algum tempo até ter a sua luz total. Uma das grandes pontos fracos desta lâmpada é o facto de passadas algumas horas de uso (2000) já apresenta uma queda da sua luminancia, isto é ilumina menos.
A mais actual é a lâmpada de leds, que apresenta um consumo ainda mais reduzido, e uma durabilidade ainda maior, pode ir até as 100.000 horas de funcionamento com um uso de 8 horas por dia podem durar até 32 anos!!. Tendo em conta o preço destas lampadas actualmente fica caro trocar todo o sistema em casa mas ao fim de poucos anos temos o retorno, pois apesar de durar mais tempo ainda vão consumir menos energia, mas com os avanços da tecnologia não se sabe o que nos reservam os proximos anos, mas é uma tecnologia que promete.