Basicamente um hub é um equipamento em que ligamos varios aparelhos que têm ligação em rede e que faz com que estes equipamentos fiquem interligados. Não tem qualquer função de controlo ou visualização de tráfego e tem a limitação que só faz uma ligação, o hub recebe dados vindos de um computador e transmite às outras máquinas. No momento em que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal. Só fica disponivel após o sinal anterior ter sido completamente distribuído.
Não tem controlo da ordem de chegada, quem fizer ligação quando está disponivel tem sorte!!
Um Switch tem função identica ao hub mas tem um funcionamento diferente, pois faz uma ligação só entre os dois pontos que estão em comunicação e deixa os outros abertos para comunicar, sendo assim podemos ter trafego entre computadores diferentes ao mesmo tempo, só não permite o envio para pontos que já estejam com trafego.
O roteador (ou router) é um equipamento utilizado em redes de maior porte. Ele é mais "inteligente" que o switch, pois além de poder fazer a mesma função deste, também tem a capacidade de escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar em seu destino. É como se a rede fosse uma cidade grande e o roteador escolhesse os caminhos mais curtos e menos congestionados. Daí o nome de roteador.
Existem basicamente dois tipos de roteadores:
Além disso têm um software interno, normalmente com um ip pré defenido ou mac adress próprio que nos permite ver trafego, limitar alguns ips, e defenir outros pontos. Normalmente têm tambem a possibilidade de atribuir IP automaticamente ás maquinas ligadas a si. Assim se tivermos maquinas em DHCP, para obter um ip automaticamente, é este router que o vai dar e gerir, caso contrario teria de ter um servidor a correr esses serviços.
Num jogo de cartas é o router a dar sempre, mas com a diferença que vê primeiro as cartas antes de dar!!! para ninguem perder :)
Sem comentários:
Enviar um comentário