quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Entender o cabo de rede e fazer um cabo cruzado “crossover”

Antes de mais existem duas normas usadas para ligar os terminais num cabo de rede; as vulgares fichas RJ45;  a norma TIA/EIA T568A e a TIA/EIA T568B.
Estas normas foram implantadas com o fim de uniformizar as ligações, assim um técnico só precisa de saber se a instalação foi feita com norma A ou B e assim a qualquer momento pode ligar uma ficha num qualquer cabo que ando nas ligações de uma empresa que sabe que vai funcionar.


Por isso numa rede já com alguns periféricos ligados o mais correcto é fazer uma ligação com regras assim qualquer técnico mesmo sem saber ao ver uma ficha vê logo se é norma A ou B e assim tem um óptimo ponto de partida. Estas ligações com a mesma ligação no final são chamadas de directas (straight-through) ou normal.  Mas se pensarmos bem ao ligar dois pcs com as mesmas ligações quer dizer que o terminal que transmite vai directo ao transmissor de outro PC e assim nunca conseguem comunica! Pois por isso mesmo são usados hubs ou routers em redes estruturadas, ou mesmo em nossa casa, o router que normalmente tem a internet também faz esse desvio de informação pondo o transmissor em contacto com o receptor dos outros perifericos.
 
Mas se não tivermos um hub ou router e quisermos ligar um PC a uma impressora de rede ou a outro PC não podemos? Na verdade a solução é muito simples é só fazer uma cabo em que ligamos os transmissores de um periférico aos receptores do outro, isto é o chamado cabo cruzado (crossover).
Como se vê na imagem em cima seria ligar
1 (TX+)  -------  (RX+) 3
2 (TX-)  -------  (RX-) 6
3 (RX+)  -------  (TX+) 1
6 (RX-)  -------  (TX-) 2

Mas para ser mais fácil é tão simples como fazer uma ligação Tipo A numa ficha e na outra extremidade do cabo fazer uma ligação Tipo B e temos um cabo cruzado como deve ser!!

Sem comentários:

Enviar um comentário