A potência numa ligação em triangulo é 3 vezes superior a uma ligação em estrela, mas no momento do arranque um motor ligado em triangulo pode fazer um pico de consumo de corrente que dispararia qualquer instalação e pode nem ser suportado pela instalação. Por isso podemos fazer um circuito em que o motor arranca em estrela e passado um tempo por nós determinado passa a triangulo. Neste esquema este tempo é dado pelo temporizador em KM2.
Este será o nosso circuito de potência, ou seja as ligações das três fases ao motor. O nosso circuito de comando ao ser acionado vai de uma forma automatica através dos contactores KM1 KM2 e KM3 fazer uma ligação inicial em estrela e passado um tempo determinado no contactor KM2 mudar para uma ligação em triangulo para ter uma maior potência. O contactor KM2 vai estar sempre ligado e KM1 e KM3 é que vão estar ligados alternadamente e nunca os dois ao mesmo tempo.
olá tenho duvida no esquema de comando, em KM3 e KM1 num entendo onde estão os contactos 31 e 32 respectivamente!!!obrigados
ResponderEliminarPartimos da necessidade de usar contactos auxiliares em KM3 e KM1 e assim usamos esses contactos auxiliares.
ResponderEliminarPode ver um exemplo em http://www.tme.eu/es/details/3rt1026-1bb44/contactores-modulos-principales/siemens/
boa
ResponderEliminar